O artigo escrito pelo professor do Departamento de Economia, Claudio Ribeiro Lucinda, junto ao docente visitante da Stockholm School of Economics, Cristian Huse, foi vencedor do Prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
O artigo "The Market Impact and the Cost of Environmental Policy: Evidence from the Swedish Green Car Rebate", escrito pelo professor do Departamento de Economia, Claudio Ribeiro Lucinda, junto ao docente visitante da Stockholm School of Economics, Cristian Huse, ganhou o Prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional dos Cursos de Pós-Graduação em Economia (ANPEC).
Criado em 1982, o Prêmio Haralambos Simeonidis homenageia um dos mais ativos participantes da ANPEC e tem por objetivo estimular as atividades de reflexão e pesquisa em economia no Brasil. São premiados, anualmente, os melhores trabalhos nas categorias artigos, livros e teses de doutorado.
O artigo dos professores Lucinda e Huse foi aceito, em março deste ano, para publicação no Economic Journal, um dos periódicos internacionais mais respeitados. O estudo analisa a política sueca para carros com baixa emissão de CO2 ou que utilizem combustíveis renováveis.
A pesquisa concluiu que a possibilidade de escolha do consumidor pela gasolina em carros multicombustíveis mitiga os esforços para promoção do uso desse tipo de automóvel. Outro ponto controverso está no fato de o custo das políticas públicas para incentivar o uso de automóveis movidos a etanol ser mais alto do que os investimentos necessários para a compra de créditos de carbono.
Os professores Lucinda e Huse lecionaram um módulo de Organização Industrial no Mestrado em Economia - Área: Economia Aplicada no segundo semestre de 2013, no qual transmitiram aos alunos algumas das técnicas utilizadas no artigo premiado.