FEA-RP apoia o movimento para o não uso de plástico descartável nos dias 25 de cada mês, iniciativa do aluno de graduação Otávio Augusto Bonetti Fernandes, como projeto da disciplina Formação de Gestores Responsáveis.
Todo dia 25 de cada mês, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) apoia o movimento para o não uso de plástico descartável. A ideia foi apresentada à diretoria por Otávio Augusto Bonetti Fernandes, aluno de graduação em Administração, como parte do projeto do aluno na disciplina Formação de Gestores Responsáveis, ministrada pela professora Adriana Caldana.
Desde 2013 a FEA-RP aboliu o uso de copos descartáveis nas áreas administrativas: Na época, os servidores técnico-administrativos e docentes receberam uma caneca para café e uma garrafa para água. Agora, a campanha procura fomentar o uso de materiais reutilizáveis em reuniões, salas de aula e outros momentos do dia a dia de alunos, professores e servidores técnico-administrativos. Para que isso aconteça, também serão colocados cartazes nas lixeiras e exibidos avisos na TV FEA-RP.
De acordo com Fernandes, o objetivo é conscientizar para o consumo sustentável na FEA-RP: "queremos diminuir o consumo e o descarte, por meio de ações simples como, por exemplo, incentivar o uso de garrafas reutilizáveis, ao invés de sempre comprar água e jogar a garrafa fora."
Lei municipal
Em novembro do último ano, foi promulgada em Ribeirão Preto a Lei 142.56, que instituiu o "Dia Municipal Sem Plástico Descartável", todo dia 25 de cada mês. O objetivo da lei é que nesse dia seja evitada a compra e o uso de plástico descartável como copos, canudos, sacolas, garrafas, etc.
O Projeto de Lei foi uma iniciativa do Grupo de Ação (GA) Resíduos do movimento Transition Ribeirão Preto, que iniciou uma campanha em abril de 2018 para promover o consumo consciente através da não utilização de plástico descartável, todos os dias 25 de cada mês.
Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP.