Pesquisadores do Departamento de Desenvolvimento Internacional da Universidade de Birmingham, participam esta semana (15 a 18/4) de uma série de palestras sobre "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas", na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Ao longo desta semana, pesquisadores brasileiros e ingleses discutirão com representantes de diversas esferas do governo três temas específicos, ligados à administração pública: eficiência da contratação de serviços pelo Estado, contabilização de parcerias público-privados e descentralização e governos locais.
Cada tema será discutido em um dia, contando com a participação de representantes do Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União e Secretaria do Tesouro Nacional. O quarto dia de evento, que terá a presença de representantes da UNESCO, da FGV e da Secretaria de Planejamento de Ribeirao Preto, será reservado à proposta de um projeto de desenvolvimento de gestão em governos locais, tendo como pano de fundo os instrumentos de planejamento e controle e a adoção da Nova Contabilidade para o Setor Público para melhoria do gasto e da prestação de contas.
O evento foi elaborado tendo em vista alunos de pós-graduação e docentes interessados no setor público que atuam nas mais diversas áreas como saúde, direito, engenharias, economia etc. As palestras visam também atrair para as discussões gestores públicos do Executivo, Legislativo ou Judiciário nas esferas municipal, estadual e federal.
Importância do evento – Um dos desafios da nova administração pública é manter a eficiência da contratação de serviços junto a agentes privados. O Brasil promete uma agenda intensa de licitações de infraestrutura e prestação de serviços públicos nos mais variados modelos (PPP, OSS, concessões etc). O valor de tais contratos e os impactos econômicos das novas formas de contabilização para o governo e para a iniciativa privada ainda carecem de discussão aprofundada.
Outro desafio da administração pública é desenvolver os governos locais para atuarem em consonância com novos paradigmas da administração por resultados, melhorando a qualidade do gasto público e aumentando o nível de participação da sociedade e de sua prestação de contas. Iniciativas que já estão sendo implantadas na esfera do governo federal e estadual, agora devem ser disseminadas para municípios.
A recente obrigatoriedade da adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público não apenas demandará a revisão de processos contábeis, mas permitirá que as informações orçamentária e patrimonial se tornem importantes instrumentos para eficiência da gestão pública.
O governo federal através dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Fazenda já vem empregando esforços para aperfeiçoamento da gestão pública. Incluindo a adoção de mecanismos para a pactuação de resultados, inseridos em uma gestão do desempenho, e aprimoramento da gestão do patrimônio imobiliário da União. Na mesma direção em que o Ministério das Cidades atua para fortalecer os municípios em planejamento e gestão de serviços urbanos, os citados ministérios buscam promover a disseminação de tecnologia de gestão para promoção da eficiência alocativa em governo locais.
As pesquisas em Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas podem contribuir para promover discussões sobre a adoção de tais instrumentos gerenciais, em consonância com a adoção das novas normas contábeis. Ainda, conduzir tal debate tendo como orientação a descentralização das funções do Estado e a participação da sociedade organizada no Estado democrático, fazendo para isto uso dos instrumentos de accountability.
Programação final:
15/Abril, Segunda, "Accountability e contratação de serviços"
- Prof. Richard Batley (UoB) 14:00 - 15:30 "Accountability e contratação de serviços"
- Dr. Marcelo Barros Gomes (TCU) - 15:30 - 16:00 - "Estudo comparativo sobre prestação de contas de governo (OCDE)"
- Dr. Marcos Vinicius Braga (CGU) 16:00 - 16:30
Debatedores: Profa. Cecilia Olivieri (EACH), Prof André Aquino (FEARP)
16/Abril, Terça, "Contabilidade e Parceiras Público-Privadas"
- Prof. Ron Hodges (UoB) 14:00 – 15:30 "Contabilidade e Parceiras PúblicoPrivadas"
- Prof. Francisco Anuatti (FEARP) 15:30 - 16:00 "Caso Metrô SP"
Debatedores: Prof. Dr. Vinicius Martins (FEARP), Sr. Anderson Peixoto Jardim (PPP-ES), Sr. Bruno Pires Dias (PPP-ES)
17/Abril, Quarta, "Descentralização e Finanças Públicas"
- Prof. Paul Jackson (UoB) 14:00 – 14:50 "Descentralização e Sustentabilidade de Governos Locais"
- Prof. Simon DeLay (UoB) 14:50 – 15:40 "Finanças Públicas e Descentralização"
- Dra. Selene Nunes (STN) 15:40 – 16:30 "LRF e NBCASP"
Debatedores: Profa. Ana Carla (FDRP), Prof. Ricardo Cardoso (EBAPE/FGV)
18/Abril, Quinta,
14h – Workshop "Existiria um Programa de Desenvolvimento de Governos Locais no Brasil?"
- Prof. Klenio Barbosa (EASP/FGV) 14:00 - 14:30 "Infraestrutura e Crescimento Econômico"
- Dr. Luis Otávio (Unesco Brasil) 14:30 - 15:00 - "A UNESCO no Brasil"
- Dr. Renato Pires (Secretaria Planejamento Ribeirão Preto) 15:00 - 15:30
Debatedores: Professores da Universidade de Birmingham.
Comissão científica:
Prof. André Carlos Busanelli de Aquino (FEA-RP)
Profa. Ana Carla Bliacheriene (FDRP)
Profa. Cecília Olivieri (EACH)
Organização:
Núcleo de Estudos de Desempenho, Controle e Transparência em Organizações Públicas (FEA-RP/FDRP/EACH)
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
Apoio Institucional:
Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Secretaria de Planejamento e Gestão Pública
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Daniel Navarro - Fone: (16) 3931-1313 / 9223-1517
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O Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP está com inscrições abertas até dia 21 de junho para seu curso de doutorado e até 2 de julho para o mestrado. O programa possui duas linhas de pesquisa: "Contabilidade Financeira e Finanças" e "Controladoria".
O curso de doutorado está selecionando dez candidatos para sua primeira turma, cujas aulas começam já em agosto de 2013. O processo seletivo é composto por prova específica, resultados em testes de avaliação de proficiência (ANPAD, GRE ou GMAT) e arguição para avaliação curricular. O edital de seleção está disponível no site www.fearp.usp.br ou diretamente no link: http://bit.ly/16RYpPi.
O curso de mestrado, que seleciona quinze candidatos para a turma que inicia em março de 2014, utiliza o mesmo método, incluindo uma reunião geral com todos os inscritos para explicar detalhes do curso e do processo. Na sequência, será aplicada uma Prova Especifica e as Análises de Memoriais, na presença do candidato, que terá a oportunidade de expor seus interesses e expectativas. A seleção do mestrado também exige notas mínimas nos testes de proficiência ANPAD, GRE ou GMAT. O edital está disponível no site da FEA-RP/USP ou aqui: http://bit.ly/17vhbxa.
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Dia 20 de abril, familiares dos alunos da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP entrarão nas salas de aula para assistir a minicursos ministrados por 'professores' que podem ser seus filhos, netos, sobrinhos e até irmãos. As aulas sobre Finanças Pessoais e Liderança/Empreendedorismo fazem parte do Projeto FEA Família, cuja segunda edição este ano acontece no sábado (20), a partir das 8h30, na faculdade.
"Nosso objetivo é integrar as famílias à FEA-RP e à vida universitária, mostrar o que os alunos estão aprendendo e produzindo aqui e discutir sobre as atividades, projetos e benefícios da faculdade", afirma o diretor da FEA-RP, Sigismundo Bialoskoski Neto.
Além dos minicursos, o Projeto FEA Família inclui a realização de tour pelo câmpus da USP em Ribeirão Preto, apresentação das entidades estudantis e de seus projetos, bem como das atividades de pesquisa realizadas na faculdade.
O evento terá também uma edição especial do Projeto Café com Prosa que apresentará a FEA-RP, suas principais atividades e as oportunidades que a faculdade oferece. O Café com Prosa é um projeto de Cultura e Extensão que promove encontros informais com professores e convidados durante os quais é possível debater opiniões com os participantes em torno de um tema central.
O encerramento do FEA Família acontece ao som da Bateria da Tikutuko, formada pelos alunos da faculdade e que incentiva os atletas da FEA-RP em suas competições esportivas. Os familiares interessados em participar do evento devem se inscrever até dia 17/4 preenchendo o formulário disponível no site http://sistemas.fearp.usp.br/forms/gera.php?form=feafam%EDlia2013. Telefone para informações: 16 3602-3935.
Programação;
8h30 às 9h - Recepção e inscrição nas atividades
8h30 às 11h - Exposição das entidades estudantis e atividades de pesquisa
9h às 9h40 - Tour pelo Câmpus – turma 1
9h50 às 10h50 - Café com Prosa
11h às 11h40 - Tour pelo Câmpus – turma 2
11h às 12h30 - Minicurso 1 - Finanças Pessoais
11h às 12h30 - Minicurso 2 - Liderança/Empreendedorismo
12h30 às 12h45 - Apresentação da Bateria da FEA-RP: Tikutuko
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Os professores do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Cláudia Souza Passador e Marcos Fava Neves, ministraram palestras durante o encontro prévio e na 6ª Conferência Anual de Bioeconomia de Berkeley, realizados na Universidade da Califórnia, em março.
Durante o "Brazil/EBI Expanding Biofuels Orientation – Pre-meeting to the 6th Annual Berkeley Bioeconomy Conference" foram discutidas metas e oportunidades de colaboração, investigação e parcerias para apoiar o potencial do Brasil e seu papel no desenvolvimento sustentável mundial de biocombustíveis.
Cláudia apresentou a palestra "Land and Society" (Terra e Sociedade), enquanto Fava Neves falou sobre "Agro-industry and Commercial Development" (Agroindústria e Desenvolvimento Comercial).
Dias 27 e 28 de março, Fava Neves também participou da 6ª Conferência Anual de Bioeconomia de Berkeley, que teve como tema principal "A Bioeconomia Depois das Eleições". Na ocasião ele apresentou a palestra "Bioethanol in Brazil: Potential and Reality". O futuro dos biocombustíveis e a biotecnologia agrícola no Brasil foram temas específicos da conferência.
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Uma série de palestras entre os dias 15 e 18 de abril irá marcar o início da cooperação de pesquisas em "Accountability, Governos Locais e Finanças Públicas" entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Birmingham (International Development Department), na Inglaterra.
Serão realizadas quatro palestras na sede da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, com discussões temáticas sobre: eficiência da contratação de serviços pelo Estado, contabilização de parcerias público-privadas, descentralização e governos locais. O quarto dia será reservado à proposição de um projeto de desenvolvimento de gestão em governos locais, tendo como pano de fundo os instrumentos de planejamento e controle e a adoção da Nova Contabilidade para o Setor Público para melhoria do gasto e da prestação de contas.
O evento foi elaborado tendo em vista alunos de pós-graduação e docentes interessados no setor público que atuam nas mais diversas áreas como saúde, direito, engenharias, economia etc. As palestras visam também atrair para as discussões gestores públicos do Executivo, Legislativo ou Judiciário nas esferas municipal, estadual e federal.
O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP/USP e tem organização do Núcleo de Estudos de Desempenho, Controle e Transparência em Organizações Públicas, composto por professores da FEA-RP, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Fazem parte da comissão científica os professores André Carlos Busanelli de Aquino (FEARP), Ana Carla Bliacheriene (FDRP) e Cecília Olivieri (EACH).
Importância do evento – Um dos desafios da nova administração pública é manter a eficiência da contratação de serviços junto a agentes privados. O Brasil promete uma agenda intensa de licitações de infraestrutura e prestação de serviços públicos nos mais variados modelos (PPP, OSS, concessões etc). O valor de tais contratos e os impactos econômicos das novas formas de contabilização para o governo e para a iniciativa privada ainda carecem de discussão aprofundada.
Outro desafio da administração pública é desenvolver os governos locais para atuarem em consonância com novos paradigmas da administração por resultados, melhorando a qualidade do gasto público e aumentando o nível de participação da sociedade e de sua prestação de contas. Iniciativas que já estão sendo implantadas na esfera do governo federal e estadual, agora devem ser disseminadas para municípios.
A recente obrigatoriedade da adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público não apenas demandará a revisão de processos contábeis, mas permitirá que as informações orçamentária e patrimonial se tornem importantes instrumentos para eficiência da gestão pública.
O governo federal através dos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério da Fazenda já vem empregando esforços para aperfeiçoamento da gestão pública. Incluindo a adoção de mecanismos para a pactuação de resultados, inseridos em uma gestão do desempenho, e aprimoramento da gestão do patrimônio imobiliário da União. Na mesma direção em que o Ministério das Cidades atua para fortalecer os municípios em planejamento e gestão de serviços urbanos, os citados ministérios buscam promover a disseminação de tecnologia de gestão para promoção da eficiência alocativa em governo locais.
As pesquisas em Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas podem contribuir para promover discussões sobre a adoção de tais instrumentos gerenciais, em consonância com a adoção das novas normas contábeis. Ainda, conduzir tal debate tendo como orientação a descentralização das funções do Estado e a participação da sociedade organizada no Estado democrático, fazendo para isto uso dos instrumentos de accountability.
Programação preliminar:
15/Abril, Segunda
14h - Prof. Richard Batley "Accountability e contratação de serviços" (confirmado)
16/Abril, Terça
14h - Prof. Ron Hodges "Contabilidade e Parceiras Público-Privadas" (confirmado)
17/Abril, Quarta
14h - Prof. Paul Jackson "Descentralização e Sustentabilidade de Governos Locais", (confirmado)
15h - Prof. Simon DeLay "Finanças Públicas e Descentralização" (confirmado)
18/Abril, Quinta
14h – Workshop "Existiria um Programa de Desenvolvimento de Governos Locais no Brasil?"
Realização:
Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade
Telefone: (16) 3602-3899, Fax: (16) 3633-3221, E-mail: rcc@fearp.usp.br
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre, CEP 14040-905. Ribeirão Preto / SP
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O Programa de Pós Graduação e Controladoria e Contabilidade da FEA-RP/USP realiza dia 04 de abril, das 10h às 16h, o evento Research Arena in Accounting, que terá como tema Controladoria. O evento começa às 10 horas, na Sala da Congregação da Faculdade , com a palestra "Inserção da publicação docente no cenário internacional", com o professor Sandro Cabral da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
No período da tarde, a partir das 14h, na Sala 22B, o Professor Marcelo Pagliarussi (FUCAPE Business School), apresenta a pesquisa em andamento: "Managers as stewards or agents? The role of national culture and family involvement on organizational identification" para que sejam feitas contribuições.
A proposta do Research Arena in Accounting, que está em sua primeira edição, é apresentar a cada semestre uma palestra e uma pesquisa em andamento para receber as contribuições da academia nacional visando publicação de primeira linha. Na próxima edição, prevista para setembro, o tema será Contabilidade Financeira. Para inscrever uma pesquisa envie email para rcc@fearp.usp.br. Mais informações pelo fone (16) 3602-3899.
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O professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da Universidade de São Paulo (USP) Marcio Bobik Braga, em parceria com a professora Leda Maria Paulani, docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), lançará o livro A Nova Contabilidade Social – Uma introdução à macroeconomia, em São Paulo, no dia 02 de abril de 2013, às 19h30, na Livraria Saraiva, do Shopping Iguatemi (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232).
Lançado originalmente em 2000, a obra foi totalmente reescrita e ampliada pelos autores e está em sua quarta edição. Além da apresentação e uma ampla análise das Contas Sociais ou Nacionais, o livro discute conceitos necessários ao entendimento da Teoria Macroeconômica. Abrange temas como o balanço de pagamentos, taxa de câmbio, posição internacional de investimento, conceitos ligados ao sistema monetário, inflação e uma ampla discussão sobre indicadores sociais, dentre outros. O livro pode ser usado tanto em cursos de Contabilidade Social como em Introdução à Economia.
A obra está disponível para venda pelo site da editora Saraiva.
Sobre o professor – Márcio Bobik Braga é professor do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo - Campus de Ribeirão Preto desde 1996. Possui doutorado em Economia na Universidade de São Paulo (1998) e desde 2007 é livre-docente na FEARP/USP.
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O InGTec, núcleo de pesquisas em gestão tecnológica, inovação e competitividade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, deu início a um projeto de gestão de eventos culturais com o objetivo de divulgar, desenvolver e organizar iniciativas e empreendimentos na área de música.
Liderado pela coordenadora do InGTec e professora do Departamento de Administração da FEA-RP, Geciane Porto, o projeto será desenvolvido em parceria com o Conservatório Contraponto, de Ribeirão Preto. "A ideia é que possamos compartilhar conhecimento na área de gestão de projetos e trazer a discussão sobre empreendedorismo cultural para ser compartilhada com os alunos do campus e com a comunidade", afirma Geciane.
O primeiro passo do projeto será a elaboração de um modelo de gestão para realização de eventos culturais. Para isso, encontra-se em fase de organização dois shows do grupo musical Ravidan, a se realizarem nos dias 20 e 27 de junho, no Centro Cultural Capela da USP. Assim por meio desta experiência concreta, as informações resultantes serão organizadas para posteriormente serem compartilhadas com outros artistas.
O projeto também prevê a colaboração ao Conservatório Contraponto que deverá realizar de um Curso Técnico de Música, com reconhecimento do MEC, para crianças e jovens em situação de risco. O curso, com 200 horas de formação, vai oferecer 30 bolsas de estudo aos candidatos que apresentem talento para música e resulta do credenciamento da Contraponto pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente). "Levar a musica aqueles que têm talento, mas estavam impedidos em razão da sua condição econômica é um sonho que se realiza" afirma Elaine Souza do Contraponto.
Uma segunda etapa do projeto inclui o processo de identificação e implantação das melhores práticas de gestão em organização culturais, incluindo um sistema de financeiro-contábil que possa atender aos pré-requisitos de diversos programas de incentivo a cultura.
A captação de recursos será colocada em prática para a produção do CD Nova Bossa, do grupo Ravidan. Para a concretização será necessário o desenvolvimento e aprovação de uma proposta de fomento a ser submetida ao PROAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura.
Ainda para o segundo semestre, artistas e pessoas ligadas ao meio cultural além de docentes e pesquisadores da Faculdade de Direito e do Curso de Musica da USP serão convidados a participar de uma máster class sobre tendências da musica popular brasileira e um workshop sobre direitos autorais e fomento a cultura.
As atividades servirão também como laboratório para criação da disciplina "Gestão de Empreendimentos Culturais" a ser oferecida a partir de 2014 aos alunos do campus de Ribeirão Preto. O conteúdo pode ser disponibilizado tanto como matéria optativa quanto no formato de curso de extensão, para que toda a comunidade tenha a oportunidade de cursá-la.
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O Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP), dando continuidade ao projeto Diálogos com a Comunidade, promove dia 20 de março, às 19h15, no Anfiteatro da unidade, a palestra "Estratégias de Crescimento de Redes de Franquia no Brasil", com o professor da undade, Eugênio José Silva Bitti.
Este foi o tema da tese de doutorado de Bitti, defendida em 2012 na Escola de Politécnica da USP, "Fatores Determinantes do Crescimento de Redes de Franquia no Brasil". Realidade consolidada no varejo no setor de serviços no Brasil, o sistema de franquias vem crescentemente ocupando espaços em áreas como entretenimento e saúde.
Atuam no Brasil hoje cerca de 2 mil redes de franquia nos mais diversos segmentos, empregando quase 800 mil trabalhadores. São quase 100 mil lojas faturando R$75 bilhões por ano. Diante da importância do setor, a palestra apresenta considerações sobre aspectos do comportamento estratégico destas empresas. São identificados grupos estratégicos com comportamentos distintos e analisados atributos específicos associados ao crescimento das redes de cada grupo.
A título de ingresso, será cobrado um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será destinada a uma entidade assistencial. Para aqueles que não apresentarem o alimento, será cobrada uma taxa de R$5,00 que será transformado em alimentos para doação.
As inscrições devem ser feitas no site: http://sistemas.fearp.usp.br/forms/gera.php?form=dialogo200313. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rcc@fearp.usp.br ou pelo telefone (16)3602-3899.
O evento conta com apoio cultural dos cursos de pós-graduação da Fundace (www.fundace.org.br), Editora Atlas e Livraria Atlas (www.editoraatlas.com.br).
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As relações entre a construção das ferrovias, a expansão da agricultura de exportação e a transformação das relações de trabalho no Brasil na segunda metade do século XIX são temas do livro "Ferrovias e mercado de trabalho no Brasil no século XIX" (Edusp, 288 pág, R$ 40,00), escrito pela professora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP, Maria Lúcia Lamounier.
Fruto da tese de livre-docência da pesquisadora, defendida em 2008 na FEA-RP, e baseado em diversas fontes documentais, o livro examina as condições de trabalho e os trabalhadores nas obras de construção de ferrovias no país na segunda metade do século XIX, diante do cenário de crescimento da agricultura de exportação e de escassez de mão de obra decorrente da extinção do tráfico internacional de escravos, em 1850.
Com as ferrovias, muitos fazendeiros viam a possibilidade de reduzir custos do transporte, trazer “progresso” e “trabalho livre”. Porém, se por um lado as ferrovias contribuíram para a liberação de centenas de trabalhadores engajados no sistema de tropas de mulas por outro lado as mesmas ferrovias contribuíram para intensificar o problema de mão de obra, ao ampliar a fronteira agrícola e expandir a área cultivada.
A construção de ferrovias, que demandava um grande número de engenheiros, técnicos, trabalhadores qualificados e semi-qualificados demandava ainda mais trabalhadores não qualificados. A construção e operação de ferrovias indicavam uma mudança profunda no mercado de trabalho até então condicionado em grande parte pelas necessidades da agricultura de exportação.
O livro mostra evidências do emprego de escravos, desafiando a legislação vigente na época, bem como do emprego de trabalhadores estrangeiros contratados sob condições e legislações repressivas. O livro também chama a atenção para o emprego de trabalhadores brasileiros, que eram, muitas vezes, tachados de “vadios” e “preguiçosos”. “Tanto nas fazendas de café quanto nas obras de construção de ferrovias, a natureza sazonal de curto prazo do emprego favorecia a mobilidade geográfica dos trabalhadores e os arranjos temporários”, explica a autora. . “A incapacidade da agricultura de gerar emprego durante todo o ano produzia um padrão de instabilidade e de irregularidade no emprego que muitos identificavam como ociosidade, justificando então o uso do trabalho escravo, do imigrante e de legislações repressivas”, completa Maria Lúcia Lamounier.
As pesquisas que resultaram na obra começaram a ser realizadas na London School of Economics and Political Science (LSE) onde a autora atuou como professora visitante entre julho de 1998 a março de 1999, e reuniu material documental em vários acervos ingleses.
Dividido em duas partes, o livro conta com quatro capítulos que abordam desde a implantação das malhas ferroviárias nas regiões açucareiras e cafeeiras até como as companhias conseguiram executar a construção das ferrovias diante da escassez da mão de obra. Com 288 páginas, a obra está disponível para venda no site da Livraria e Editora Arte Pau Brasil.
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